A Juventude e as Festas Populares do Brasil
O tema central da ação cultural da Radio Aguapé do 20 de junho na Praça Afonso Pena (Praça da Cultura) foram as festas populares do Brasil e contou com a participação de vários artistas e agentes culturais do Vale do Paraíba.
Foram mais de 3 horas de atividades com música ao vivo, dança, poesia, teatro, cordel, interações com o público e performances de espontâneos.
O valor das festas populares no Brasil é imensa pois agrega criatividade e convívio, com as famílias participando juntas de bailes e atividades culinárias onde cada um faz o que sabe e o que pode, colaborando para o sucesso da festa.
No nosso evento tivemos a participação de vários artistas convidados além da Bandalha Aguapé, o grupo fixo do projeto que conta com alguns jovens músicos do Vale do Paraíba como Jow Callegari- tecladista, guitarrista e cantor de Monteiro Lobato; Diego Prado- percussionista e Eliomar Landim- acordeonista de São Jose dos Campos , brilhantes em seus instrumentos e comprometidos com a ação cultural na comunidade onde vivem.
Tivemos como convidados o Trio por um Fio que vieram do Bairro dos Souza em Monteiro Lobato, trazendo na bagagem o Forró Pé de Serra e as composições autorais que compõem seu vasto repertorio onde estão presentes composições do próprio Cauíque Bonsucesso, Déo Lopes e Beto Quadros, os três do nosso grupo mais famoso na região, o Trem da Viração.
O grupo Lua Bailarina de Caçapava fez o povo dançar com a quadrilha que eles tanto fazem nestas épocas de festas populares por todo o Brasil. O grupo já ganhou vários prêmios pelo seu trabalho com a dança popular e mais especificamente as quadrilhas de São João.
Mais uma vez o poeta e escritor Paulo Barja apresentou seu trabalho sobre a cultura do cordel em que são produzidos poemas curtos e editados em livretos, muito populares nordeste do Brasil mas que vem conquistando a cada dia mais leitores em todo o país e inclusive no estrangeiro.
A Praça Afonso Pena se transformou numa baile a céu aberto coma animação do grupo e dos bailarinos que estimularam o público a se divertir dançando forró e formar uma quadrilha de São João no meio da praça.
Tivemos nesta edição do projeto, talvez o nosso maior público até o momento, estimado em 100 pessoas e muita participação popular nas atividades.
Radio Aguapé - A Voz da Juventude há 30 anos - Projeto 016/FMC/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário